sábado, 21 de abril de 2012

O Papel do Marido

Infelizmente, vemos hoje uma quantidade cada vez maior de casamentos destruídos. É claro que existem várias razões para isso, mas uma delas é pelo fato de que tanto os homens como as mulheres perderam de vista o seu papel dentro do relacionamento.
Um time de futebol só alcança a vitória quando cada jogador sabe o seu lugar dentro de campo, e o desempenha o seu papel no grupo corretamente. Da mesma forma, não podemos esperar que uma família seja bem sucedida se os seus integrantes nem ao menos sabem quais são suas responsabilidade perante Deus. É necessário, portanto, buscarmos compreender através da Bíblia o que Deus espera de cada um. Comecemos com o papel do marido.
Texto: 1 Pedro 3.7
Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.
Pedro ensina que o marido contribui para a glória de Deus no casamento através de um relacionamento amoroso com sua esposa.
O texto acima nos mostra duas palavras-chave para os maridos cumprirem adequadamente o seu papel dentro do casamento.
CONVIVÊNCIA: O marido deve conviver no lar com sabedoria (v.7a).
Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.
Algo que, infelizmente, é comum a vários maridos no casamento é a ausência. Muitos maridos são ausentes no relacionamento por causa do trabalho ou apenas por falta de interesse. Existem aqueles que trabalham o dia inteiro e quando saem do trabalho preferem ir a um bar ou assistir futebol na casa dos amigos. Mas existem aqueles que, apesar de estarem presentes fisicamente no lar, estão ausentes emocionalmente, pois vivem diante da televisão e não se relacionam com sua esposa e filhos.
A expressão “do mesmo modo” pode significar que, de certa forma, o homem deve agir com submissão, da mesma forma que a mulher e os servos mencionados anteriormente no texto bíblico. Dentro do contexto, esta atitude demonstra não ser de obediência, mas de conceder à mulher o valor necessário. O texto afirma que o marido deve dar “honra” à mulher, que é a mesma palavra usada para indicar a atitude do cristão em relação ao rei (2.17).
A idéia que Pedro quer transmitir aos maridos é que eles devem conviver com suas esposas. Mas não se trata apenas de estar junto, mas também de se relacionar com elas com conhecimento ou sabedoria (vamos ver o que isso significa mais tarde). Então, Pedro está ensinando que os maridos devem ter quantidade e qualidade de tempo com suas esposas. Não é só estar junto sem dar atenção, mas também não dar atenção só de vez em quando. Isso deve ser uma prática comum e regular dos maridos.
Não vale a pena conquistar o mundo (negócios) e perder a sua esposa e família. Dedique tempo à sua esposa. Não precisa ser horas do seu dia, mas planeje-se para sempre ter tempo para ela. Aqui vão algumas sugestões:
1. Tempo de sofá: Pode ser apenas quinze a vinte minutos do seu dia para você sentar com sua esposa e perguntar como foi o dia dela e ouvi-la.
2. Tempo devocional: O marido também é o líder espiritual da família. Separe um tempo para orar e ler a Bíblia com sua esposa para que vocês possam crescer juntos.
3. Tempo de lazer com a esposa: De vez em quando, saia com sua esposa para passear sem os filhos. Pode ser algo simples.
HONRA: O marido deve tratar a esposa com honra (v.7b).
Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.
Pedro explica aqui o que significa conviver com a esposa com conhecimento. Significa que os maridos devem tratá-las com honra, como parte mais frágil. O grego usa a expressão “como vaso frágil”. Existem vasos que são verdadeiras obras de arte. Eles são valiosos e delicados, e por isso precisam ser manuseados com muito cuidado.
Portanto, honre sua esposa. Dê a ela o devido valor dentro da família.
AS CONSEQÜÊNCIAS ESPIRITUAIS (v.7c)
Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.
Os maridos são verdadeiros pastores de suas esposas. Isso é verdade porque Pedro nos mostra que a forma pela qual o marido se relaciona com sua esposa tem sérias conseqüências espirituais.
Quando o marido não valoriza a esposa e não a trata com o respeito e dignidade adequados, a comunhão entre o casal é prejudicada e, conseqüentemente, a vida espiritual (comunhão com Deus) é afetada.
Isso pode ser especialmente percebido na interrupção da vida de oração do casal. Pedro mostra que a conseqüência de não tratar a esposa adequadamente é a interrupção das orações. A idéia é que, quando o marido não cumpre corretamente seu papel no casamento, a comunhão com a esposa é quebrada, e conseqüentemente, a comunhão com Deus, pois as suas orações serão impedidas.
Todo o ensinamento de Pedro que vimos até agora pode ser resumido no que diz Colossenses 3.19:
Cl 3.19-Maridos ame cada um a sua mulher e não a tratem com amargura.
Os maridos devem amar suas esposas. O amor na Bíblia não se trata de um sentimento. Sentimentos são instáveis. Para a Bíblia o amor é a disposição para fazer o que é o melhor para o outro, e este é o compromisso que precisamos ter com Deus e com nossas esposas.
Nós, maridos, precisamos periodicamente relembrar nosso papel dentro do lar. Se cada um de nós cumprirmos adequadamente nossa responsabilidade, com a ajuda de Deus, seremos um número a menos no porcentual de famílias destruídas.




Fonte: estudosgospel.com

sexta-feira, 20 de abril de 2012

PEDIDOS DE ORAÇÃO PELA FAMÍLIA

Você crer que Deus pode tudo?
Então diga assim: Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Deixe seu pedido aqui, como comentário. Teremos prazer em orar por Você.

Desafiante para ambos os conjugues

Num possível desentendimento conjugal, ambos se feriram com palavras, ou alguém errou e não quer assumir seu erro e permanece sustendo achando-se soberano (a), uma discussão que levou o casal a se chatearem um com o outro, será que ambas as partes errado ou não procuraria seu conjugue e pediria perdão em Nome do Senhor Jesus? ou permaneceria intrigados um com o outro até que ambos notassem a necessidade "falta" de algo em seu lar, é que procuraria o outro? Onde estaria para casais cristãos a presença do Espirito Santo na vida conjugal e a obediência a Palavra de Deus quando nos diz: Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Ef. 4,26;
Suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. Cl. 3,13
Queridos não deem espaço ou brecha para o diabo invadir vossas vidas, e bagunçar a tua família levando ao esfriamento amoroso de ambas as partes, lembre-se do comprometimento que você fez a Deus e seu conjugue no dia de seu casamento: Até que a morte os separem;
E serão os dois uma só carne; assim já não são mais dois, mas uma só carne.
Porquanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. Mc. 10,8-9.
Ou que homem ou mulher é você quando a Palavra de Deus nos afirma no livro de Salmos 89,34: Não violarei o meu pacto, nem alterarei o que saiu dos meus lábios.
Honre a sua família, assim estará honrando a Deus.

Orar juntos

A vida de oração de um casal elimina tensões e capacita o casal a enfrentar batalhas. É na oração que se vence todos os obstáculos e a permanecerem unidos.
Fazer devocional juntos diariamente, orando, lendo a bíblia, louvando, faz com que o casal vivam espiritualmente melhor e mais forte a qualquer desafio que tenham que passar.

Benefícios do Elogio

  1. O elogio abre canais de comunicação;
  2. O elogio constrói a unidade e a harmonia;
  3. O elogio intensifica a auto-estima do nosso conjugue;
  4. O elogio da energia ao companheirismo;
  5. O elogio faz com que o conjugue faça sempre melhor;

Como controlar a tensão no casamento

  • Companheirismo: Deus estabeleceu o casamento para sermos companheiros, mas os casais precisam se comprometer com o Senhor Jesus e consigo mesmos, e permanecendo também a qualquer ameaça à união conjugal.
  • Entreguem seu casamento ao Senhor: Para crescerem juntos, você e seu conjugue precisam se render ao Senhor, com tempo para se dedicarem a oração, estudo da Palavra, assim vossas vidas começaram a se entrosar e não cair na rotina, além de apreenderem a conviver com as dificuldades em seu relacionamento, caminhando juntos espiritualmente o casal enfrenta quaisquer dificuldades juntos, além de melhorar sua intimidade.
  • Comuniquem-se: A falta de comunicação é um dos problemas mais comuns que os casais enfrentam, ao invés de conversarem sobre suas diferenças, muitos conjugues ficam calados e apelam para a reclamação.
  • Comprometimento: Valorize seu casamento, sua esposa (o), tenha a unidade a fidelidade em estima alta. Comprometa-se em pelo menos sair uma vez na semana com sua esposa, ou fazer um cinema a dois é uma boa ideia.
  • Vivam uma vida santa: Uma vida santa dentro dos parâmetros Divinos é de essencial importância para os conjugues. Uma vida santificada é de tão importante que é citado em Hb. 12,14: Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.
Fonte: Livro; Família Cristã.

Detalhes que proporcionam a felicidade e o ajustamento conjugal

  • Diálogo: Por falta de diálogo muitos casamentos tem se desmoronado, quando muitas das vezes os casais entram em desentendimento dentro de seus lares em alguns casos um quer falar mais forte que o outro, sendo que isto gera ainda mais problemas entre si. O diálogo é a chave da vitória para um casal que tenha cumplicidade e respeito, com certeza ao detectar quaisquer intrigas, a solução não está em chamar o Pastor da sua Igreja, mais sim o casal ter a humildade de reconhecer os erros e então sentar e conversar é o melhor remédio.
  • Tempo para a esposa: Vivemos em uma época de corre-corre, onde muitas ocupações usurpam todo nosso tempo, onde muitas pessoas já são consideradas "visitas" dentro de seus próprios lares. Há uma necessidade de posição, as esposas não precisam de maridos apenas "naquelas horas"... mas, que tenha mais tempo para a sua família e planejarem um lazer confortante.
  • A valorização das pequenas coisas: Quando viajar seja compreensivo, lembre-se que você deixou esposa e filhos, telefone, mantenha contato. Nunca se esqueça da data de seu aniversário, parabenize-a, dê presentes, surpreenda. Mantenha sempre viva aquela palavra que a deixa muito feliz, diga que a ama, elogie-a, isto eleva a autoestima e produz bons resultados.
Fonte: Livro; A família Cristã

O perfil de uma esposa

1- Ama;
2- Perdoa;
3- É crente salva;
4- É compreensiva;
5- É romântica;
6- É submissa;
7- É boa dona de casa;
8- Não se envolve em fofoca;
9- É humilde;
10- Busca sempre a vontade do Senhor Jesus.



quinta-feira, 19 de abril de 2012

Uma avaliação pessoal para esposas e mães

( ) Você cria um ambiente em que sua família pode compartilhar livremente as suas experiencias com você?
( ) Você perde a paciência facilmente por coisas que a família considera minimas?
( ) Você é capaz de pedir perdão a sue marido e filhos, no caso de estar errada?
( ) Você estipula alvos específicos para desenvolver qualidades espirituais em você e sua família?
( ) Você é capaz de descobrir as causas básicas dos conflitos na sua família?
( ) Você é capaz de aplicar princípios bíblicos para solucionar conflitos na sua família?
( ) Você entende claramente o seu papel como esposa e mãe no lar cristão?
( ) Você entende a chefia de seu marido no lar?
( ) Você permite que seus filhos façam coisas na ausência de seu marido as quais ele não gostaria que fossem feitas?
( ) Você consulta seu marido antes de gastar dinheiro?
( ) Você contraria seu marido em frente dos filhos?
( ) Você ora diariamente por seu marido e o encoraja na sua profissão?
( ) Você faz questão de se arrumar para ser atrativa a ele?
( ) Você prepara pratos apetitosos?

Fonte: Livro, Família Cristã.

Uma avaliação pessoal para maridos e pais

( ) Você sente que as linhas de comunicação estão totalmente abertas para você e sua família?
( ) Cada membro da família está a par, tanto dos alvos pessoais seus como os da família?
( ) Você é capaz de descobrir as causas básicas dos conflitos na sua família?
( ) Você está satisfeito com a maneira pela qual sua família reage à sua autoridade?
( ) Você é ativamente interessado nas atividades de seus filhos em relação a Igreja, Escola, Trabalho e interesses pessoais?
( ) Você ora juntamente com sua esposa pelos seus filhos?
( ) Você planeja atividades para seus filhos e procura ao mesmo tempo estar com eles nas atividades?
( ) Você tem a liberdade de compartilhar as áreas da sua fraqueza e seus sonhos com sua esposa?
( ) Quando sua esposa o critica, você acha que a intenção dela é querer seu bem?
( ) Você conversa com sua esposa antes de empreender alguma compra de valor elevado?
( ) Você entende o significado das perguntas que sua esposa lhe faz?
( ) Você entende dificuldades em controlar seu temperamento durante um atrito com a família?
( ) Você é capaz de pedir perdão a sua esposa ou filhos, no caso de estar errado?
( ) Você é capaz de aplicar princípios bíblicos para solucionar conflitos na sua família?

Fonte: Livro, Família Cristã

Mensagem

Estou convencido de que manter cheio o "tanque do amor" do casamento é tão importante quanto manter o nível do óleo de um automóvel. Levar um casamento com o "tanque do amor" vazio pode até ser mais difícil do que tentar dirigir um carro sem combustível.

Fonte: Livro, As cinco linguagens do amor.

Poesia da Família

Existem certas pessoas carentes de entendimento
Que acham que não foi Deus que criou o casamento
A princípio lhes parece que não foi conveniente
Unir dois seres avessos, de fato bem diferentes

Mas nós que somos cristãos e temos boa memória
Conhecemos muito bem como surgiu essa história
Adão andava ocupado trabalhando com capricho
Se esforçando o dia inteiro pensando em nome de bicho
Era tigre, porco, tatu, macaco, alce, leão
Adão andava inspirado e foi mesmo abençoado com tanta imaginação


E é possível que o sujeito também tenha reparado
Que todo animal macho tinha uma fêmea do lado
E o Senhor demais atento sondando-lhe o coração
Sentiu que era preciso dar um fim à solidão e disse:
“Adão, filho querido, não quero te ver tão só. Far-lhe-ei uma companheira,
uma jóia de primeira, da costela e não do pó”

E pondo Deus em ação aquilo que pretendia
Nocauteou o nosso Adão dando início à cirurgia
E Deus cerrou-lhe a costela pondo carne no lugar
E assim fez a princesa esperando ele acordar

Quando o varão despertou daquele sono pesado
O corte da cirurgia já tinha cicatrizado
Então Deus trouxe a varoa e entregando-a a Adão
Ouviu um brado de glória e a seguinte exclamação
“Ela é carne da minha carne, ela é osso do meu osso”
E Adão foi prá galera e fez aquele alvoroço

A partir daquele dia o homem bem mais ocupado
Deixou para trás muito bicho sem nome catalogado
E até hoje rola um papo machista e bem corriqueiro
Que o homem é mais importante porque foi feito primeiro

Algumas mulheres se irritam e afirmam de arma em punho
Que a vida da obra prima vem sempre após o rascunho
Mas há também homens que falem e há quem acredite
Que Deus fez Adão primeiro para Eva não dar palpite

Mas isso é irrelevante para o sucesso da vida a dois
Para ser feliz não importa quem veio antes ou depois
Porque Deus fez tudo perfeito e discorde quem quiser
Mas o melhor da mulher é o homem e o melhor do homem a mulher

Fonte: Pr. Cláudio Duarte

quarta-feira, 18 de abril de 2012

No Lar

É preciso que a família deixe que a Trindade Santa, viva e brilhe em sua vida conjugal. Para que as pessoas possam ver em suas vidas através de suas praticas e no lar.
A esposa é a ajudadora do seu esposo, preciso é que ela seja uma mulher sabia e que edifique sua casa. O esposo por sua vez com a responsabilidade de manter sua casa, não deixar nada faltar, além de ter o dever de governa-la bem, preciso é que o casal quando vier a ter filhos possam educá-los bem tanto espiritualmente como socialmente falando; exemplo a Palavra nos afirma que é preciso instruir o menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele Pv. 22,6, isto significa que desde criança os pais devem educar seus filhos nos caminhos do Senhor Jesus, muitos pais levam seus filhos para a Igreja, os pais entram para o templo da Igreja e deixam seus filhos na porta ou na área da mesma brincando com outras ou achando que o recepcionista do Culto é responsável pelos seus filhos, que ensinamento este filho esta tendo de trilhar os caminhos do Senhor Jesus? Se pais individualistas irresponsáveis vão cultuar e deixam seus filhos do lado de fora do templo? Ou muita das vezes deixam seus filhos correndo no corredor da Igreja, tirando a atenção da pessoa que ministra a Palavra, quando este filho (a), poderia estar sentado ao seu lado ouvindo e aprendendo também da Palavra de Deus. Levar seus filhos à Escola Bíblica Dominical, isto instrui a criança a andar nos caminhos do Senhor e aprender DEle. Muito importante também é que os pais doem um pouco do seu tempo para brincar, dialogar com seus filhos e não apenas focar no trabalho, deixando de dar atenção devida a seus filhos.
Socialmente falando, os pais devem cotidianamente acompanhar seus filhos nas escolas, sair com toda a família para um lazer e etc.
É preciso que o casal não deixe seu relacionamento ou sua vida conjugal cair na rotina, preciso é que o marido como o cabeça da mulher e do lar seja capaz de pelo menos levar sua família a um lazer, viajar para que todos possam viver felizes, afinal a vida espiritual e conjugal não se resume apenas em " Casa, Trabalho, Igreja".
Deus os abençoe.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Felicidade na sua família

Feliz aquele que teme a Deus o Senhor, e vive de acordo com sua vontade!
Se você for assim, ganhará o suficiente para viver, será feliz, e tudo dará certo para você.
Em casa, a sua mulher será como uma parreira que dá muita uva; e, em volta da mesa, os seus filhos serão como oliveiras novas.
Quem teme ao Senhor certamente será abençoado assim.

Assembléia na Carpintaria

Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia.
Foi uma reunião de ferramentas para acertar suas diferenças.
Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho; e além do mais, passava todo o tempo golpeando.
O martelo aceitou a culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.
Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa.
Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.
A lixa acatou , com a condição que expulsasse o metro que sempre media os outros segundo sua medida, como se fosse o único perfeito.
Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso.
Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel.
Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão.
Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:
" Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes."
A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato.
Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade.
Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos.
Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar.
Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa; ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.
É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo.
Mas encontrar qualidades... isto é para os sábios!

sábado, 14 de abril de 2012

Vida conjugal e o sexo no casamento

O marido e a esposa tem necessidades sexuais que devem ser satisfeitas no relacionamento do casamento. " Ora, quanto às coisas de que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido" I° Co. 7, 1-2.

O marido e a amulher é responsavel de colocar como umas das prioridades, as necessidades sexuais um do outro. " O marido pague à mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher" Iº Co. 7, 3-4.

O sexo foi criado por Deus e é bom. Além da ordem relativa a procriação, temos passagens que nos dão a visão do sexo para prazer e não apenas para ter filhos. Seja bendito o teu manancial e ategra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Sacie-te os teus seios em todo tempo; embriaga-te com as suas carícias" Pv. 5, 18-19.

Um não deve privar-se do outro; " Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes à oração e depois vos ajuntardes outra vez, para que satanás não voz tente pela vossa incontinência" I Co. 7,5.

Questionamentos sobre a satisfação sexual no casamento



  • O que pode estar prejudicando a felicidade sexual completa de seu marido? O que você pode fazer para corrigir essa situação? E quando?


  • Quais as diferenças que existe entre você e seu marido na expressão sexual?


  • À medida que você ouve às necessidades dele, como pode ajustar-se para satisfazê-lo?


  • Pense numa atitude errada que você tem em relação ao sexo e se concentre para muda-la com a ajuda de Deus.


  • Quando você pode separar tempo nesta semana para gozarem da companhia um do outro?

Obs. Os maridos devem fazer essas mesmas perguntas a si mesmo em relação às esposas.


Fonte: Livro; Família Cristã: O Plano de Deus para a vida familiar;


Comentários: Pr. José Elias Croce





segunda-feira, 9 de abril de 2012

Princípios que preservam a unidade do casal

O bem estar da família depende da saúde do relacionamento conjugal. Se o casal está bem, os filhos encontrarão espaços para viverem felizes, apesar dos problemas naturais da vida. Se o casal não está bem, tanto sofre ele como os demais componentes da família. Quando os conjugues se amam, demonstram esse amor em pequenas atitudes e cultivam um carinho especial um para com os outros esse comportamento influencia os filhos, eles aprendem que uma das qualidades no casamento é companheirismo, pois ao construírem seus lares, repetem o modelo.
Vejamos alguns elementos que tornam a relação conjugal saudável, á luz da palavra:
  • Gn. 2, 24;
  • Mt. 19, 4-6;
  • Ef. 5, 31;
Nestas passagens encontramos verdades instruídas por Deus, para que possamos aplicá-las em nossa vida conjugal e familiar.
A identidade do casamento inicia-se quando surge no casal a disposição de construir sua família, assim deixarão pai e mãe. Este novo casal precisa de independência em relação a seus familiares , não querendo dizer que devem abandona-los, mas que a partir do casamento, este novo casal irá traçar seu próprio caminho e juntos encarar os problemas da vida.
Vários casais enfrentam dificuldade de adaptação porque sofrem a interferência dos pais, o que prejudica o crescimento emocional do jovem casal.

A Instituição da Família na Bíblia

É extremamente gratificante para nós seres humanos, o fato de termos sido feitos pelas mãos do Criador. Todas as demais coisas foram feitas através do poder de sua palavra. Deus dizia: Haja, e as coisas iam surgindo, mas quando chegou a hora de criar o homem, Deus pôs suas próprias mãos. Somos feituras de Deus e isso é maravilhoso demais.